quarta-feira, 28 de janeiro de 2015


Vaidade das vaidades!!
Hoje cedo quando, literalmente, fui acordada pelo sol se sobrepondo a imensidão e a sinfonia do mar que me embalou a noite, pensei: porque e prá que sair deste paraíso terreno em um final de semana?

Aí me lembrei de compromissos assumidos no antes e no agora.
No antes, compromisso com Aquele que me ensejou a lição da experiência, do aprendizado, da paciência e principalmente do entendimento das relações entre seres humanos que queremos, sejam sempre fraternos e confiantes e que, algumas vezes, por força das circunstâncias negam ou se desvirtuam dessa essência da alma. 

Foi Ele que me permitiu e permite, ainda, aprender a conviver. A estar aqui.
No agora, aqui estou e, provavelmente meus companheiros de homenagem também, porque percebo que tudo o que disse, fiz e senti dentro desta Universidade posso considerar parte da história, minha e da instituição e como tal, para mim, foram momentos grandiosos, pois construíram o ser que hoje sou. Por isso respeito-os!

Acredito que cada um dos que continuam a trabalhar na UNISUL, independente das administrações que se sucedem, pode construir a sua história, levar consigo a marca do trabalho realizado, do ser humano melhorado e deixar o registro com o carimbo da ética, da moral e do dever cumprido.

Que esta galeria não sirva institucionalmente, apenas, para homenagear os que aqui passaram em funções em que estiveram em determinado momento.

Que, pessoalmente, essa homenagem não sirva apenas para alimentar o orgulho e a vaidade do dever cumprido. 
Antes disso que essa homenagem seja perene no transformar essa Universidade em uma instituição que valoriza seus alunos, funcionários e a comunidade que lhe deu motivo de nascimento, de criação a 50 anos atrás.

Que essa homenagem seja perene no criar consciência institucional de que os gestores passam, ficam suas ações, ficam seus exemplos, ficam seus valores e princípios. Ações, valores e princípios atrelados com os planejamentos, os valores e os princípios da UNISUL, uma instituição que tem alma, no dizer do meu querido Osvaldo Della Giustina.

Que essa homenagem seja perene, na lembrança e no respeito a todos os funcionários, os de hoje e os de cada uma das gestões representadas por esses rostos, que somaram para que estivéssemos aqui os representando.

Então, sem relembrar fatos históricos de criação do Campus, que acredito devem figurar nos escritos próprios da nossa UNISUL, quero agradecer em meu nome e com a permissão do Professor Walter Schmitz Neto, da Professora Milene Kinderman e também do Professor Heitor Wensing, em seus nomes, esta homenagem.

Continuo acreditando que sempre há um amanhã melhor e que a vida nos dá, constantemente, oportunidades para fazermos as coisas melhores, construir um final diferente para nós e para o que conosco trilham neste imenso planeta e nesta grande Universidade.
Singelamente,
Obrigada!
(16 de maio de 2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário